CEM CECÍLIA MEIRELES
EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO COLOCAÇÃO PRONOMINAL 9º ano C Profª. Eliane
Leia o texto e resolva as questões:

pronominais


Dê-me um cigarro
Diz a gramática
Do professor e do aluno
E do mulato sabido
Mas o bom negro e o bom branco
Da Nação Brasileira
Dizem todos os dias
Deixa disso camarada
Me dá um cigarro.
Oswald de Andrade


1- Como se pode, notar o poema apresenta título em letras mínusculas e não traz nenhuma pontuação. Isso ocorre porque seu autor, Oswadl de Andrade, foi um dos fundadores do Modernismo, movimento que defendia o uso, na literatura, de uma língua brasileira, popular e próxima da fala. Esse poema se articula em torno de uma questão linguística: a forma mais adequada de pedir um cigarro. Quais são as duas formas mencionadas no texto?

2- Essas variações linguísticas ainda hoje se opões na língua portuguesa do Brasil.
a)Qual delas apresenta a variação padrão da língua?
b)Qual representa variação popular?
c) O que está em desacordo com a variedade padrão na frase "Me da um cigarro"?

3- No poema, a variedade padrão é associada ao professor, ao aluno e ao mulato sabido, ao passo que a variedade popular é associedada ao "bom negro" e ao "bom branco" da nação brasileira. A oposição entre as variedade é, portanto, uma oposição racial ou uma posição entre a cultura oficial (da escola, dos livros) e a cultura popular?

4- O mulato, como o negro, sempre foi vítima de preconceitos em nosso país. Considerando-se que no plano individual, uma das formas de superar o preconceito racial é fazer parte da cultura da elite e nela se destacar, por que o mulato é colocado entre o professor e o aluno?

5-O movimento modernista foi nacionalista, isto é, procurou valorizar nosso país, nossa gente, nossa língua, nossas tradições.
a) O autor nesse poema, toma partido, isto é esplicita o seu ponto de vista sobre qual das variedades linguísticas de se falar? Comprove com elementos do texto.
b) De acordo com a visão da língua e cultura expressa, no texto, a língua contribuí para formar a identidade de um país?
c) Como você sabe, a escola é representante do saber oficial. E muito do que se ensina nas aulas de Português e nas gramáticas de língua portuguesa ainda recebem influências da lingua portuguesa lusitana. De acordo com o enfoque do texto, o professor, o aluno e o mulato sabido não seriam brasileiros?

6-A palavra, pronominais, que dá nome ao poema, é um adjetivo. O substantivo que esse adjetivo acompanharia não foi explicado, mas pode ser imaginado. Levante hipóteses: Considerando-se o conteúdo do poema, que substantivo o autor teria deixado implícito?

Exercícios retirados do livro Português: Linguagens, William R. Cereja e Thereza C. Magalhães, 9º ano, p.47, São Paulo, 2009.

0 comentários:

Postar um comentário